
Primeiramente, tenha em mãos a(s) Nota Fiscal de Compra que está dando origem a esta Devolução, é com base nela que você irá informar alguns impostos, e também será usada para informar na seção “Documentos Referenciados”.
Cadastre seu Fornecedor como cliente. Seu fornecedor deverá ser cadastrado como cliente para poder informá-lo na nota.
Acesse a tela de emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) no menu lateral direito do Gestão Mais Simples, em Notas Fiscais —> NF-e(Nota Fiscal Eletrônica)
Na tela de emissão de nota, clique em Nova Nota. E preencha os dados descritos abaixo.
Finalidade da Nota: 4 - Devolução de mercadoria;
Tipo de Movimento: Saída;
Movimentar Estoque: Sim;
Forma de Pagamento: 3 - Bonificação/Outros;
Cliente/Destinatário: Informe o fornecedor que cadastrou como cliente;
Natureza da Operação: Informe o CFOP de devolução. Geralmente utilizado é o 5202 - Devolução de compra p/ comercialização. Nesse campo recomendamos sempre consultar seu contador.
Na aba, Itens da Nota, inclua os produtos a serem devolvidos, utilize a nota de origem para pôr a tributação.
Na aba Faturamento/Pagamentos, selecione a opção 90.Sem Pagamento.
Na aba Transporte e Volumes, informe se e por conta do destinatário ou remetente, independente de qual for tem que ter a transportadora cadastrada. Geralmente mandam no espelho da nota.
Aba Informações Complementares. Nessa opção preencha somente se for necessário, exemplo: endereços, destaques de tributações, dados de contatos. Utilize os dois últimos campos para fazer esse procedimento.
E por último e muito importante e a aba de Documentos Referenciados. Nesse local precisa ser informado os dados da nota de origem, como: Chave da nota, número, série e data de emissão. Caso seja mais de uma nota fiscal informe as chaves de todas elas.
Salve a nota e clique em gerar(Seta na frente da nota).
Obs.: A emissão, correção e cuidados com tributação da nota fiscal é de total responsabilidade do cliente/usuário. Fique atento as emissões de notas, verifique periodicamente as notas para ter certeza que não ficou nenhuma sem corrigir ou sem emitir. O suporte da Sismais Tecnologia não emite notas para o cliente nem informa qual tributação deve utilizar. Caso tenha dúvidas procure sua contabilidade.